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Tempo Real

Dezembro 1, 2014 | consumo coolhunting cursos pesquisa tendências | Deixe um comentário »

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RMC Curitiba

Setembro 16, 2014 | coolhunting tendências | Deixe um comentário »

O mercado brasileiro de entretenimento está repleto de oportunidades – principalmente longe dos holofotes. No próximo dia 26 você poderá conhecer tendências importantes do setor no painel que a B E R L I N apresenta na etapa curitibana da Rio Music Conference, que rola às 15h na Livraria da Vila do Pátio Batel. Inscreva-se no site  http://eventioz.com.br/rmccuritiba.

Esperamos vocês!

RMC


Tetris BSB

Setembro 5, 2014 | coolhunting cursos | Deixe um comentário »

A BERLIN está super feliz e honrada por estar ao lado de agências de pesquisa como WGSN, W3Haus, Consumoteca, Mandalah, sem mencionar de nomes como o antropólogo Roberto Damatta (!!!) na primeira edição do curso TETRIS da Perestroika Brasília.  As aulas começam dia 18 de setembro e você pode se inscrever AQUI. Imperdível!

[tetris bsb]


Normal?

Agosto 25, 2014 | tendências | Deixe um comentário »

Cada vez mais evidente na moda, a tendência do The New Normal (O Novo Normal), tem uma regra clara para quem resolve aderir: ser exatamente do jeito que se é.

Conchita e Ashleigh Good

Conchita e Ashleigh Good

Não à toa, Karl Lagerfeld, fotógrafo e diretor artístico da Chanel, resolveu usar esse fenômeno para dar nome a um de seus mais recentes ensaios fotográficos. Polêmico e autêntico como sempre, Karl apostou em modelos nada convencionais para representar os futuros ícones (normais) da moda: a drag queen Conchita Wurst, que ficou famosa depois de vencer o último Eurovision Song Contest, e a top Ashleigh Good, que está grávida.

Os looks ficaram por conta de grifes como Chanel, Givenchy e Prada

Os looks ficaram por conta de grifes como Chanel, Givenchy e Prada

Para Lagerfeld, Conchita dá um novo significado ao termo drag, tanto por sua personalidade, quanto pela decisão em manter a barba. Já Ashleigh Good destacou-se ao encerrar o último desfile da Chanel vestida de noiva (e gravidíssima), provando que futuras mamães não precisam ficar de fora das passarelas.

;)

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Conchita e Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld e Conchita

Aguardamos ansiosos pela publicação do ensaio na próxima edição do CR Fashion Book.


Álbum na deep web

Agosto 22, 2014 | coolhunting | Deixe um comentário »

Em uma era em que privacidade na internet é coisa rara, evitar a superexposição é jogada de mestre.

Tem até músicos tentando protestar contra o excesso de exibição na rede e garantir um pouquinho de aura às suas produções na web. É o caso do DJ inglês Aphex Twin, que lançou seu mais novo álbum na deep web (“internet profunda”), a terra do ciberespaço em que nem o Google consegue chegar.

Quem acessa o link do DJ se depara com essa imagem, além de informações sobre o álbum SYRO

Quem acessa o link do DJ se depara com essa imagem, além de encontrar informações sobre o novo álbum

Ele publicou, há dois dias, um link em sua conta do Twitter que só pode ser acessado pelo navegador Tor. No endereço é possível ter informações sobre o lançamento do álbum SYRO, que deve acontecer entre 22 e 23 de setembro.

Ao que tudo indica, Twin apostou mesmo na privacidade. Depois de publicar o link, o site da gravadora lançou uma página com o release/biografia do artista, com nomes errados e frases estranhas. Até as faixas da coletânea, anunciadas no site,  aparecem codificadas, com sequências de letras que não fazem sentido.

Parece ser uma inovação e tanto. Será que é de verdade? Só vamos saber no dia do lançamento.


Coolhunting

Agosto 21, 2014 | coolhunting | Deixe um comentário »

Toda hora falamos aqui no MURO sobre Coolhunting, já essa é uma das linhas de trabalho da BERLIN. Mas afinal, o que é isso?

Um estudo recente da FIEP listou o monitoramento de tendências como um dos perfis profissionais mais promissores para as próximas décadas

Um estudo recente da FIEP listou o monitoramento de tendências como um dos perfis profissionais mais promissores para as próximas décadas

A Andrea, diretora da empresa, deu uma entrevista bem bacana ao blog rednews.co, da Redhook School, explicando o que é e para que serve o Coolhunting.

De acordo com ela, Coolhunting é o nome “fantasia”, normalmente utilizado para pesquisa, análise e monitoramento de tendências. “É uma disciplina fascinante que estuda as mudanças de gostos e hábitos de consumo que são deflagradas por acontecimentos sociais, culturais, econômicos, ambientais, etc.”, explica.

O Coolhunting analisa e se antecipa a essas mudanças para combater um dos maiores inimigos da inovação: a imprevisibilidade. Por isso, essa é uma ferramenta importante a profissionais de diversas áreas e empresas de todos os tamanhos.

O coolhunter identifica os sinais dos tempos e detecta tendências com base em tudo o que está ao seu redor

O coolhunter identifica os sinais dos tempos e detecta tendências com base em tudo o que está ao seu redor

Ao contrário do que muitos pensam, essa não é uma disciplina em que somente profissionais de moda ou comunicação podem se especializar. “Pessoas curiosas e inquietas, que buscam entender os porquês das coisas, costumam ser excelentes pesquisadores”, revela Andrea.

Se interessou? Então não perca o próximo curso de Coolhunting, Pesquisa e Monitoramento de Tendências promovido pela BERLIN em parceria com a Redhook. As aulas já começam na segunda-feira ;)

As inscrições podem ser feitas no site www.redhookschool.com.


Marketing moderníssimo

Agosto 20, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

Philip Kotler, papa do marketing moderno (e um dos maiores e mais importantes defensores da pesquisa de mercado e, mais recentemente, de tendências), deu uma entrevista à Exame e contou um pouquinho sobre o que faria se estivesse começando a carreira hoje.

Philip Kotler

Philip Kotler

Ele ressaltou que iria se dedicar à mídia digital e aumentar o entendimento sobre o uso de plataformas como Youtube, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn e Facebook. Para o pesquisador, saber medir o valor de cada uma dessas mídias é fundamental quando o objetivo é conhecer o consumidor individualmente.

Kotler também destacou a importância de áreas não-digitais no marketing, como a pesquisa antropológica, que nada mais é do que a saída a campo para analisar pontos de venda ou mesmo ir à casas de pessoas. Para ele, “a conversa de uma família à mesa pode ser reveladora” (e nós super concordamos!).

Frases famosas de Philip Kotler

Frases famosas de Philip Kotler

Por fim, Kotler lembra que desde os primórdios do marketing nos anos 60, quando ele lançou seu primeiro livro sobre o assunto, a regra é: quem manda é o cliente. O foco deve estar sempre no consumidor e em suas necessidades, por isso é imprescindível conhecê-lo por completo e descobrir quais são seus valores, crenças e percepções.

Aqui na BERLIN, ficamos muito felizes em saber que nosso jeito de trabalhar está alinhado com a visão de um dos maiores estudiosos do marketing! Para nós, tudo isso é imprescindível e faz parte do dia-a-dia. Fazemos questão de oferecer o que há de melhor e mais moderno a todos os nossos clientes, sempre.

Old school masters rock!


Perfil inovador

Agosto 19, 2014 | cursos | Deixe um comentário »

Cada vez mais alunos saem das universidades com um “perfil inovador”. Pelo menos é isso o que revela uma reportagem da Gazeta do Povo, publicada nesta semana.

O "boom" das startups: cresce o interesse de jovens por empreendedorismo e inovação

O “boom” das startups: cresce o interesse de jovens por empreendedorismo e inovação

Apesar de o mercado se preocupar com a inovação há muito tempo, somente nos últimos as universidades começaram a dar importância ao tema. Afinal, a demanda por profissionais criativos, de preferência jovens, é alta nas empresas. Por outro lado, a reclamação de que “a universidade não prepara para o mercado” é comum entre os alunos.

Por isso, depois que a Lei da Inovação – que trata especificamente da relação entre universidades e empresas – foi sancionada em 2004, professores e acadêmicos resolveram botar a mão na massa para criar as agências universitárias de inovação. O objetivo era fomentar (ainda mais) o espírito de liderança e empreendedorismo nos alunos. Deu certo, mas muito da inovação está ainda mais no discurso do que na prática, segundo um balanço feito pelo superintendente do Sesi e do IEL no Paraná, José Antonio Fares, no fim da reportagem.

Depender da universidade para ter um perfil inovador pode não ser a melhor solução

Nem todo mundo depende da universidade para desenvolver um perfil inovador…

Por conta disso, a melhor coisa é não depender da universidade para ser um profissional bem sucedido. Nossa dica é: quem não estuda sobre inovação e empreendedorismo na universidade, mas tem desejo em desenvolver essas habilidades, pode procurar cursos e palestras fora da instituição.

Nisso, a BERLIN pode ajudar. No próximo dia 25 (segunda-feira que vem) vamos dar início ao nosso curso de Coolhunting, Pesquisa e Monitoramento de Tendências na Redhook School. Estudantes, profissionais e empreendedores curiosos e inovadores, que se interessam em desenvolver um olhar estratégico sobre acontecimentos sociais e econômicos, estão convidadíssimos a participar.

Curso

Para mais informações, basta mandar um email contato@redhookschool.com. As matrículas podem ser feitas no site redhookschool.com, através do e-mail ou do telefone (41) 3524-9702. As vagas são limitadas, então é melhor correr! ;)


Salada Urbana

Agosto 14, 2014 | coolhunting | Deixe um comentário »

Lembra quando falamos sobre a Farmers Fridge aqui no Muro (aquela empresa americana que vende saladas em vending machines) ?

Pois é, agora São Paulo já conta com uma iniciativa muito parecida (inclusive no rótulo das embalagens). É a Salada Urbana, empresa recém-aberta pelo paulista Luis Lopes, de 45 anos.

Os potes pouco antes da entrega

Os potes pouco antes da entrega

Durante uma viagem pelos Estados Unidos, ele se inspirou na Farmers Fridge e resolveu abrir seu próprio negócio com o mesmo conceito: ser um fast food com propriedades slow, ou seja, atender quem vive em meio à correria do dia a dia com alimentos saudáveis, produzidos na própria região.

A diferença está na venda: ao invés de vending machines, Lopes optou por entregar os produtos via delivery. Por isso, os pedidos precisam ser feitos com no mínimo 24 horas de antecedência, pois assim o frescor dos alimentos, que não levam conservantes, é garantido.

As opções vão de salada detox a massas com molho branco ou vermelho

As opções vão de saladas antioxidante e detox a massas com molho branco ou vermelho

Além de sete opções diferentes de saladas, a empresa também oferece potes com massas integrais, servidas com duas opções de molho. Tudo custa R$ 18 e é embalado em potes de vidro, já que o material não interfere no sabor dos alimentos e é retornável. Segundo Lopes, cerca de 80% das pessoas devolvem os recipientes depois da segunda compra.

Fica aí uma boa dica pra quem está em São Paulo ;)

 


Por que BERLIN?

Agosto 12, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

Volta e meia nos deparamos com a pergunta: afinal, por que BERLIN?

Simples: porque pra nós, Berlin (com N, porque é o nome internacional da cidade) é o lugar mais cool do mundo. E não é só a gente que acha isso, não.

Recentemente vimos um texto de uma jornalista do DW explicando os motivos pelos quais ela simplesmente ama a cidade de Berlim – e nós concordamos com todos!

*Berlin*

*Berlin*

Aqui vai a lista:

- Em Berlim é possível fazer coisas inusitadas, como ir às chamadas Open Airs – festas ao ar livre em florestas com gente de todo tipo e muita animação.

- A cidade nunca dorme. Bares e baladas funcionam até de manhã e estão sempre movimentados. Chega a dar a impressão de que lá ninguém trabalha, mas é claro que isso não acontece. O segredo dos moradores de Berlim é ter a vida pessoal e profissional muito bem conciliadas, sem aquela preocupação de ser – ou parecer – um workaholic. Afinal, a vida é para ser vivida.

A cidade que nunca dorme

A cidade que nunca dorme

- Outra coisa: não existe a frescura para entrar nesses lugares e dificilmente alguém é barrado por não estar vestido “de forma apropriada”. Além disso, o espaço na pista de dança é quase sempre respeitado, diferentemente de outras cidades, em que é só descuidar um pouquinho e voilá: você é arremessado para fora.

- A coexistência pacífica é outra marca de Berlim. Lá ninguém está nem aí se você quiser andar o dia todo fantasiado, por exemplo. A cidade é totalmente eclética e é possível ver pessoas de todos os tipos nas ruas convivendo tranquilamente, sem julgamentos.

Gente de todo tipo reunida  :)

Gente de todo tipo reunida :)

- Finalmente, Berlim faz questão de não esconder sua história. A consciência histórica e política está estampada em todos os lugares. Ruas, calçadas e muros estão repletos de memoriais e marcas das Guerras Mundiais e da Guerra Fria. Os estudantes, mesmo tendo nascido só depois desses momentos, adoram discutir sobre política e não é difícil encontrar pequenos grupos deles em conversas calorosas sobre o tema.

Enfim, para quem tinha dúvidas, está aí. A inspiração do nosso nome está em um pouquinho de tudo isso e os melhores valores da cidade zeitgeist também fazem parte da gente, do nosso dia a dia e de nosso trabalho.

Se você também acredita na inovação responsável, alinhada com o espírito do tempo em que vivemos e com o que existe de mais criativo no mundo, somos as pessoas certas para te ajudar.

Entre em contato com a gente!

berlin.inf.br

(41) 3618-8898