Use your widget sidebars in the admin Design tab to change this little blurb here. Add the text widget to the Blurb Sidebar!

Tempo Real

Dezembro 1, 2014 | consumo coolhunting cursos pesquisa tendências | Deixe um comentário »

Acompanhe em tempo real as principais notícias e novidades da BERLIN, da pesquisa de mercado e do maravilhoso mundo das tendências através das nossas redes sociais. Siga-nos no Facebook (/berlin.cwb) e no Instagram (@berlin_cwb).

muro_1B


Marketing moderníssimo

Agosto 20, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

Philip Kotler, papa do marketing moderno (e um dos maiores e mais importantes defensores da pesquisa de mercado e, mais recentemente, de tendências), deu uma entrevista à Exame e contou um pouquinho sobre o que faria se estivesse começando a carreira hoje.

Philip Kotler

Philip Kotler

Ele ressaltou que iria se dedicar à mídia digital e aumentar o entendimento sobre o uso de plataformas como Youtube, Instagram, Pinterest, Twitter, LinkedIn e Facebook. Para o pesquisador, saber medir o valor de cada uma dessas mídias é fundamental quando o objetivo é conhecer o consumidor individualmente.

Kotler também destacou a importância de áreas não-digitais no marketing, como a pesquisa antropológica, que nada mais é do que a saída a campo para analisar pontos de venda ou mesmo ir à casas de pessoas. Para ele, “a conversa de uma família à mesa pode ser reveladora” (e nós super concordamos!).

Frases famosas de Philip Kotler

Frases famosas de Philip Kotler

Por fim, Kotler lembra que desde os primórdios do marketing nos anos 60, quando ele lançou seu primeiro livro sobre o assunto, a regra é: quem manda é o cliente. O foco deve estar sempre no consumidor e em suas necessidades, por isso é imprescindível conhecê-lo por completo e descobrir quais são seus valores, crenças e percepções.

Aqui na BERLIN, ficamos muito felizes em saber que nosso jeito de trabalhar está alinhado com a visão de um dos maiores estudiosos do marketing! Para nós, tudo isso é imprescindível e faz parte do dia-a-dia. Fazemos questão de oferecer o que há de melhor e mais moderno a todos os nossos clientes, sempre.

Old school masters rock!


Por que BERLIN?

Agosto 12, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

Volta e meia nos deparamos com a pergunta: afinal, por que BERLIN?

Simples: porque pra nós, Berlin (com N, porque é o nome internacional da cidade) é o lugar mais cool do mundo. E não é só a gente que acha isso, não.

Recentemente vimos um texto de uma jornalista do DW explicando os motivos pelos quais ela simplesmente ama a cidade de Berlim – e nós concordamos com todos!

*Berlin*

*Berlin*

Aqui vai a lista:

- Em Berlim é possível fazer coisas inusitadas, como ir às chamadas Open Airs – festas ao ar livre em florestas com gente de todo tipo e muita animação.

- A cidade nunca dorme. Bares e baladas funcionam até de manhã e estão sempre movimentados. Chega a dar a impressão de que lá ninguém trabalha, mas é claro que isso não acontece. O segredo dos moradores de Berlim é ter a vida pessoal e profissional muito bem conciliadas, sem aquela preocupação de ser – ou parecer – um workaholic. Afinal, a vida é para ser vivida.

A cidade que nunca dorme

A cidade que nunca dorme

- Outra coisa: não existe a frescura para entrar nesses lugares e dificilmente alguém é barrado por não estar vestido “de forma apropriada”. Além disso, o espaço na pista de dança é quase sempre respeitado, diferentemente de outras cidades, em que é só descuidar um pouquinho e voilá: você é arremessado para fora.

- A coexistência pacífica é outra marca de Berlim. Lá ninguém está nem aí se você quiser andar o dia todo fantasiado, por exemplo. A cidade é totalmente eclética e é possível ver pessoas de todos os tipos nas ruas convivendo tranquilamente, sem julgamentos.

Gente de todo tipo reunida  :)

Gente de todo tipo reunida :)

- Finalmente, Berlim faz questão de não esconder sua história. A consciência histórica e política está estampada em todos os lugares. Ruas, calçadas e muros estão repletos de memoriais e marcas das Guerras Mundiais e da Guerra Fria. Os estudantes, mesmo tendo nascido só depois desses momentos, adoram discutir sobre política e não é difícil encontrar pequenos grupos deles em conversas calorosas sobre o tema.

Enfim, para quem tinha dúvidas, está aí. A inspiração do nosso nome está em um pouquinho de tudo isso e os melhores valores da cidade zeitgeist também fazem parte da gente, do nosso dia a dia e de nosso trabalho.

Se você também acredita na inovação responsável, alinhada com o espírito do tempo em que vivemos e com o que existe de mais criativo no mundo, somos as pessoas certas para te ajudar.

Entre em contato com a gente!

berlin.inf.br

(41) 3618-8898


Segurança na rede (?)

Julho 30, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

Você tem medo de fornecer dados quando faz compras online? Pois saiba que os britânicos não estão muito preocupados com isso não…

E você, até que ponto compartilha suas informações?

Para os britânicos, compartilhar dados é ok, até um certo ponto

Segundo uma pesquisa feita pela empresa de monitoramento digital Webtrends, a “tranquilidade” em compartilhar dados com lojas online é maior entre os jovens de lá. 68% dos entrevistados entre 18-24 anos afirmam não se preocupar em fornecer dados como nome e email, por exemplo.

Para eles, isso se torna ainda mais interessante quando há descontos ou ofertas especiais em troca das informações. 36% diz que não veria problema algum em compartilhar dados, se isso garantisse um precinho melhor na compra de roupas. A mesma coisa com entregas grátis e viagens: 31% e 28%, respectivamente, forneceriam seus dados sem problemas nesse caso.

Mas não é qualquer informação que os britânicos fornecem de forma tão tranquila. Quando o assunto é compartilhar dados como endereço residencial ou faixa salarial, o número de adeptos cai significativamente. Somente 17% dizem que informariam esse tipo de detalhe.

E será que dá mesmo para ter segurança e privacidade na rede? Um tal de Edward Snowden já disse que isso é praticamente impossível…


BERLIN + QRCA

Julho 17, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

Buscamos incansavelmente as melhores, mais atuais e eficientes metodologias para aplicar aos projetos de pesquisa que desenvolvemos. Este é o nosso compromisso. Por isso, estamos orgulhosos por fazer parte da QRCA (Qualitative Research Consultants Association), uma organização global que busca a excelência da pesquisa qualitativa através da troca de experiências e conhecimento entre profissionais do mundo inteiro.

:D

:D

Entre diversas ações, a QRCA é famosa pela revista Views e pelos eventos anuais que realiza.

Este é um ano especial para a BERLIN, pois, além da estreia como membro QRCA, fomos selecionados entre profissionais de diversos países e backgrounds para receber a Advanced Scholarship, uma bolsa oferecida a pesquisadores comprometidos com o aprofundamento e desenvolvimento de métodos e técnicas de investigação qualitativa.

Em outubro, portanto, estaremos em New Orleans para a QRCA Annual Conference, honrando esse convite maravilhoso. Traremos na bagagem o que há de mais legal para compartilhar com clientes, alunos e todos que se interessam pelo assunto.

Para saber mais sobre a QRCA, visite: qrca.org


Pesquisa neles!

Julho 10, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

Mais um veículo destacou a importância da pesquisa. Desta vez, a Gazeta do Povo imprimiu na capa o que todo empreendedor, grande ou pequeno, precisa saber antes de abrir um negócio.

capa_gazeta

Deixe a pesquisa com a gente, o resto (persistência, vontade de fazer acontecer, etc.) é com você ;)

>>> hello@berlin.inf.br

>>> (41) 3618-8898


Brasil quase dividido

Junho 11, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

Falta um dia para o início da Copa do Mundo, mas ainda tem muito brasileiro torcendo o nariz para o Mundial.

Vai ter Copa, mas não para todo mundo

Vai ter Copa, mas não para todo mundo

Uma pesquisa feita pelo Data Popular no último fim de semana apontou que 45% – quase metade – dos brasileiros é contra a realização da Copa.

E quanto mais ricos, maior a rejeição. 52% das pessoas com renda superior a dez salários mínimos (R$ 7240,00) rejeita o campeonato.

Por outro lado, seis em cada dez pessoas com renda menor do que dois salários mínimos (R$ 1.448,00) são favoráveis ao Mundial.

Apesar dos números, a seleção brasileira não precisa se preocupar porque o apoio da população está garantido. 86% do total de entrevistados confirmou que vai torcer pela seleção nos próximos dias.  ;)


Samsung X Apple

Maio 30, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

A briga entre Apple e Samsung pela patente do smartphone, que já se estende há anos, acaba de revelar documentos muito interessantes para pesquisadores do mundo todo.

E aí, iPhone ou Galaxy?

iPhone X Galaxy

Durante a última ação judicial entre as duas companhias, a Samsung vazou uma lista de coisas que proprietários de iPhones 5 gostariam de mudar em seus smartphones. A companhia estava furiosamente tentando desconstruir o produto que é hoje o carro chefe da Apple.

A lista foi feita, claro, com base em pesquisas. Ao invés de fazer os clássicos grupos focais, a companhia contratou a empresa de pesquisa Networked Insights, tida como uma das mais inovadoras de 2012, para mergulhar em uma profunda netnografia – pesquisa virtual -  com os clientes de sua rival.

A Networked Insights aplicou técnicas específicas para minar a web e as redes sociais e descobrir o que as pessoas estavam falando sobre os produtos da Apple. Segundo a empresa, a Samsung intensificou as pesquisas quando passou da quarta para a primeira posição no fornecimento de smartphones para a América do Norte.

Curioso para ter uma palhina da lista? Tá aí:

lista_apple

O primeiro item que os consumidores mudariam em seus iPhones 5 é a duração da bateria, que poderia ter uma vida mais longa. Em seguida, os mapas do celular, o tamanho da tela e do cabo USB. A possibilidade de customização também faz falta aos usuários do iPhone, que ainda desejam uma melhor funcionalidade do comando de voz – o Siri – e sonham com aparelhos mais resistentes.

E qual foi a reação da Samsung frente a tudo isso? A empresa sentiu que poderia competir de igual para igual em muitos desses aspectos ;)

Quer saber mais sobre essa breaking news? Clica aqui.


“Pare de pensar!”

Maio 16, 2014 | consumo pesquisa | Deixe um comentário »

Curiosas que somos, esta semana demos um pulinho na super hiper mega comentada e polêmica primeira loja Forever 21 do Brasil, no Morumbi Shopping, em São Paulo.  O que mais chamou a atenção não foram os preços baixos e a qualidade bastante duvidosa das roupas – o que não é surpresa pois já conhecemos a marca faz tempo – mas o visual merchandising. Com frases bastante, digamos, assertivas, merece um doce a menina que conseguir sair de lá sem uma sacolinha amarela na mão.

"A vida é curta, compre isso aí!"

“A VIDA É CURTA, COMPRE!”

"QUERO TUDO!!"

Lá em cima à direita: “QUERO TUDO!!”

"Keep calm e COMPRE."

“KEEP CALM E COMPRE.”

"Pare de pensar e comece a COMPRAR."  *_*

A pior: “PARE DE PENSAR. COMECE A COMPRAR.” *_*

"Me leve pra casa." e "Jesus é meu rochedo..." #wtf

“ME LEVE PRA CASA” e “Jesus é meu rochedo…” #wtf

~Fofos.

~Fofos.

hahaha

A fila ficou tão famosa que dá até pra fazer check in. FYI: durante a semana não tem filas.

Étnicos enjoativos

Étnicos enjoativos

Passa nosso brigadeiro pra cá!  :)


Reciclar é preciso

Maio 16, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

Nós aqui da BERLIN estamos constantemente buscando o que há de mais atual e eficaz no mercado da pesquisa qualitativa para nossos clientes e alunos. Por isso, ontem nossa equipe voou até SP para participar de um curso de atualização na ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa). O tema foram as novas técnicas de pesquisa qualitativa – e tem muita novidade por aí! A #NewQual promete mexer com tudo o que sabíamos sobre metodologias.

NewQual

Quem viver, verá.