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Brasil trendsetter

Agosto 30, 2012 | coolhunting tendências | Deixe um comentário »

Segunda-feira, dia 27, o jornal Brasil Econômico publicou uma reportagem sobre o papel da sustentabilidade e atividades como moda, música, gastronomia e design do Brasil no cenário mundial.

Segundo as pesquisas de comportamento desenvolvidas pelo instituto italiano Future Concept Lab, que ministrou um workshop na Escola São Paulo  dia 30 no qual estivemos presentes e logo contaremos como foi, são quatro os paradigmas que fazem com que o Brasil se destaque de maneira positiva ao ser comparado com outros países: sustentabilidade,  fim da contraposição entre local e global, experiência de consumo e compartilhamento tanto no mundo real quanto no virtual .

“Compartilhamos por excelência. O fator humano está no nosso DNA.”, afirma Sabina Deweik, diretora do braço brasileiro da Future Concept Lab no artigo, que pode ser lido na íntegra AQUI..

Cadeira “Favela” dos Irmãos Campana ilustra a reportagem


The Fashion Things

Agosto 28, 2012 | coolhunting cursos | Deixe um comentário »

Ontem a aula com a Pietra Rassi foi, como sempre, super bacana. Ela mostrou algumas técnicas de pesquisa qualitativa, como funcionam os grupos focais e a queridinha do momento, a pesquisa etnográfica.

E a Turma#5 não se espantou com o frio e a chuva e colocou um pouco de cor na sala de aula.


Como ser um explorador do mundo

Agosto 28, 2012 | coolhunting | Deixe um comentário »

Artistas e pesquisadores analisam o mundo ao seu redor de maneiras semelhantes – observando, coletando, analisando e comparando. Foi com essa ideia que a artista e ilustradora Keri Smith escreveu o livro “How to Be an Explorer of the World: Portable Life Museum“, onde os leitores são encorajados a explorar o planeta dessa mesma forma criativa. Segundo Smith, a missão do leitor é de documentar e observar o mundo a seu redor, como se eles nunca o tivessem visto antes. Com ilustrações incríveis e várias possibilidades de interação, é sem dúvida um produto totalmente alinhado ao espírito do tempo – e, além disso, tem tudo a ver com pesquisa de tendências, que nada mais é do que uma intensa jornada de exploração de mundo.

Capa do livro

Conteúdo com algumas ideias inspiradoras

Como explorar o mundo :)


Foco no focus

Agosto 24, 2012 | cursos | Deixe um comentário »

Dias 07 e 08 de outubro, a Pietra Rassi vai dar um curso de técnicas de pesquisa qualitativa com ênfase grupos focais na Aldeia. Os grupos, em sala de espelhos ou lugares alternativos (como a BERLIN faz), são  essenciais em trabalhos de pesquisa quali. Ao contrário do que pode se pensar, não é qualquer pessoa que está apta a realizá-los. É preciso dominar técnicas de planejamento, moderação e análise, caso contrário o resultado pode ser desastroso tanto para o pesquisador quanto – e o que é pior – para o cliente.

Inscreva-se AQUI.


Turma #5

Agosto 23, 2012 | coolhunting cursos | Deixe um comentário »

Ontem foi a vez do professor convidado Diego Dumont compartilhar suas experiências como planner de agências como Ogilvy, NBS, F/Nazca Saatchi Saatchi e, atulmente, do portal Terra. Uma lição de planejamento e dedicação. Obrigada, Diego!

A pesquisa de tendências e a publicidade

Momento orgulho! hehe ;-)

Brincando de marketeiros…

Brainstorming

Randomize, people!

Um pouco de prática nunca é demais…

Infos sobre cursos in company, palestras, workshops sobre Coolhunting e Análise de Tendências: hello@berlin.inf.br


The Fashion Things

Agosto 23, 2012 | coolhunting cursos tendências | 2 comentários »

Tem de tudo na Turma #5, de Jane Austen a Lindsay Lohan junkie. #AMAMOS <3


Genius

Agosto 22, 2012 | coolhunting tendências | Deixe um comentário »

Em mais uma ação escancaradamente retromaníaca (tema do próximo artigo da Andrea na Revista Ideias), a Estrela lançou uma nova versão do Genius, brinquedo de enorme sucesso nos anos 1980.

Qual você prefere?


Micro-culturas

Agosto 21, 2012 | coolhunting tendências | Deixe um comentário »

Hoje saiu mais um texto da série Future of Planning no Unplanned.   Desta vez o tema são nichos culturais, um assunto importantíssimo para o futuro de qualquer empresa.

Tribos urbanas, exemplos de micro-culturas: para conhecê-los a fundo é preciso pesquisar

“Quanto mais conectados nos tornamos, mais oportunidades nós temos de encontrarmos pessoas com os mesmos interesses. O crescimento dos dados está fazendo crescer essas ‘panelinhas’ e o papel dos planejadores está na inteligência do uso de dados para a criação de micro-culturas.”

Leia na íntegra AQUI.


Fator “H”

Agosto 18, 2012 | coolhunting cursos tendências | Deixe um comentário »

Umas das macrotrends mais importantes abordadas nos cursos da B E R L I N  é o “Fator H”. O fator humano é algo que as empresas têm buscado incansavelmente, pois a esta altura do campeonato ninguém mais aguenta se comunicar com seres robóticos ou se relacionar com marcas sem sentimento. É totalmente desinteressante. O portal FFW publicou esta semana uma reportagem muito legal falando justamente sobre o fenômeno de humanização no Instagram (leia AQUI - vale a pena!). Como exemplo, eles citam a foto abaixo postada pela Burberry, que teve mais de 24 mil likes e 650 cometários. Nada de casacos, desfiles, modelos ou nova coleção, mas a skyline de Londres no entardecer. Simples, bonito e acessível.

Reprodução @Burberry


Future Concept Lab em SP

Agosto 16, 2012 | coolhunting cursos tendências | Deixe um comentário »

Mais um evento imperdível para os loucos por tendências como nós! Desta vez, a equipe do instituto italiano Future Concept Lab vem ao Brasil falar sobre tendências estratégicas internacionais. O workshop rola dia 30 de agosto na Escola São Paulo. Saiba mais AQUI. A BERLIN, claro, estará lá e vai contar tu-di-nho para vocês depois. ;-) Watch this space!