Use your widget sidebars in the admin Design tab to change this little blurb here. Add the text widget to the Blurb Sidebar!

Samsung X Apple

Maio 30, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

A briga entre Apple e Samsung pela patente do smartphone, que já se estende há anos, acaba de revelar documentos muito interessantes para pesquisadores do mundo todo.

E aí, iPhone ou Galaxy?

iPhone X Galaxy

Durante a última ação judicial entre as duas companhias, a Samsung vazou uma lista de coisas que proprietários de iPhones 5 gostariam de mudar em seus smartphones. A companhia estava furiosamente tentando desconstruir o produto que é hoje o carro chefe da Apple.

A lista foi feita, claro, com base em pesquisas. Ao invés de fazer os clássicos grupos focais, a companhia contratou a empresa de pesquisa Networked Insights, tida como uma das mais inovadoras de 2012, para mergulhar em uma profunda netnografia – pesquisa virtual -  com os clientes de sua rival.

A Networked Insights aplicou técnicas específicas para minar a web e as redes sociais e descobrir o que as pessoas estavam falando sobre os produtos da Apple. Segundo a empresa, a Samsung intensificou as pesquisas quando passou da quarta para a primeira posição no fornecimento de smartphones para a América do Norte.

Curioso para ter uma palhina da lista? Tá aí:

lista_apple

O primeiro item que os consumidores mudariam em seus iPhones 5 é a duração da bateria, que poderia ter uma vida mais longa. Em seguida, os mapas do celular, o tamanho da tela e do cabo USB. A possibilidade de customização também faz falta aos usuários do iPhone, que ainda desejam uma melhor funcionalidade do comando de voz – o Siri – e sonham com aparelhos mais resistentes.

E qual foi a reação da Samsung frente a tudo isso? A empresa sentiu que poderia competir de igual para igual em muitos desses aspectos ;)

Quer saber mais sobre essa breaking news? Clica aqui.


Tetris: the end

Maio 28, 2014 | cursos | Deixe um comentário »

O curso Tetris, Perestroika CWB, está chegando ao fim. E a reta final será dedicada ao nosso tema preferido: pesquisa e monitoramento de tendências. As aulas serão ministradas pelas pesquisadoras Leticia Abraham, da Mindset/WGSN, e Andrea Greca, da nossa BERLIN.

20140528-095223-35543362.jpg


Cenário Internacional de Tendências

Maio 27, 2014 | coolhunting cursos | Deixe um comentário »

Sexta-feira, dia 30, rola no MIS, em SP, mais uma edição do Cenário Internacional de Tendências,  realizado pelos incríveis pesquisadores/sociólogos do instituto italiano Future Concept Lab. O tema deste ano é A Revolução Social e o Impacto no Consumo. As inscrições podem ser feitas AQUI.

:D


“Pare de pensar!”

Maio 16, 2014 | consumo pesquisa | Deixe um comentário »

Curiosas que somos, esta semana demos um pulinho na super hiper mega comentada e polêmica primeira loja Forever 21 do Brasil, no Morumbi Shopping, em São Paulo.  O que mais chamou a atenção não foram os preços baixos e a qualidade bastante duvidosa das roupas – o que não é surpresa pois já conhecemos a marca faz tempo – mas o visual merchandising. Com frases bastante, digamos, assertivas, merece um doce a menina que conseguir sair de lá sem uma sacolinha amarela na mão.

"A vida é curta, compre isso aí!"

“A VIDA É CURTA, COMPRE!”

"QUERO TUDO!!"

Lá em cima à direita: “QUERO TUDO!!”

"Keep calm e COMPRE."

“KEEP CALM E COMPRE.”

"Pare de pensar e comece a COMPRAR."  *_*

A pior: “PARE DE PENSAR. COMECE A COMPRAR.” *_*

"Me leve pra casa." e "Jesus é meu rochedo..." #wtf

“ME LEVE PRA CASA” e “Jesus é meu rochedo…” #wtf

~Fofos.

~Fofos.

hahaha

A fila ficou tão famosa que dá até pra fazer check in. FYI: durante a semana não tem filas.

Étnicos enjoativos

Étnicos enjoativos

Passa nosso brigadeiro pra cá!  :)


Reciclar é preciso

Maio 16, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

Nós aqui da BERLIN estamos constantemente buscando o que há de mais atual e eficaz no mercado da pesquisa qualitativa para nossos clientes e alunos. Por isso, ontem nossa equipe voou até SP para participar de um curso de atualização na ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa). O tema foram as novas técnicas de pesquisa qualitativa – e tem muita novidade por aí! A #NewQual promete mexer com tudo o que sabíamos sobre metodologias.

NewQual

Quem viver, verá.


#COOLBH2014

Maio 13, 2014 | cursos | Deixe um comentário »

Alô, alô Belo Horizonte! O #COOLBH2014 está chegando!

Dias 7 e 8 de junho tem mais uma edição do curso de Coolhunting e Análise Qualitativa de Tendências da BERLIN na capital mineira.

O curso faz parte do CoolHow, um laboratório de conhecimento pra lá de inovador, que, aliás, foi inaugurado em 2010 justamente com o curso de Coolhuntng da BERLIN!

Estamos voltando à “BelZonti” pelo terceiro ano consecutivo e queremos ver todo mundo lá.

Programe-se!

Programe-se!

O curso ainda está na fase de pré-inscrição, mas não dá para perder tempo porque as vagas são limitadas.

Mais informações e inscrições na fanpage do CoolHow e pelo email cursos@coolhow.com.br.


Girls of Blaze Disc

Maio 12, 2014 | consumo | Deixe um comentário »

Está finalmente nas lojas a coleção Girls of Blaze Disc, da Puma, criada em colaboração com a com a cantora, produtora e modelo Solange Knowles (irmã da Beyoncé).

O lançamento, previsto para fevereiro deste ano, estava criando expectativas altíssimas e não decepcionou.

blaze_disc1

Os quatro modelos da coleção

A coleção exclusiva para mulheres tem quatro modelos estilizados do modelo Puma Disc Blaze (o primeiro tênis de corrida sem cadarço lançado nos anos 90) e foi inspirada nas *paisagens e sons brasileiros*.

Solange, além de deixar seu toque de disco girl nos tênis, fez questão de estar no controle de todo o conteúdo digital de visual da campanha, que ficou linda.

Dá uma olhada:

blaze_disc2

Cores neon e aquele black power do estilo Disco Dance

blaze_disc3

;)

disco_blaze4

Adoramos!


Sadvertising

Maio 8, 2014 | coolhunting tendências | Deixe um comentário »

Foi-se o tempo em que as marcas queriam conquistar apenas sorrisos e gargalhadas dos clientes. Uma boa propaganda agora tem que emocionar.

Assim é o “sadvertising”, uma tendência (ou contra-tendência?) que tem pautado vários comerciais ao redor do mundo.

cry

A lágrima virou um bom sinal de engajamento

Decididas a arrancarem lágrimas de consumidores, cada vez mais marcas estão investindo em produção de conteúdo inspiracional nas propagandas ao invés de apenas anunciar produtos.

E o principal ingrediente para comover – seja quem for – é justamente a realidade, já que  todo mundo tem hoje seu detector invenção/lorota bem desenvolvido, não é verdade?

O que as empresas querem é fazer a diferença e serem lembradas por seus clientes pelas boas histórias que têm para contar. Por isso, investem em grandes produções – mini documentários, inclusive – para conquistar um bom engajamento, principalmente em redes sociais.

Você já deve ter visto – e compartilhado, com certeza – alguns desses comerciais por aí. É o caso da famosa propaganda da Dove , da Procter & Gamble, aquela da Budweiser exibida durante o Superbowl deste ano e a da Coca-Cola (vídeo abaixo).

Quer entender mais sobre essa tendência? Clica aqui.


CICI 2014

Maio 7, 2014 | tendências | Deixe um comentário »

Estudos apontam que 75% da população mundial viverá em centros urbanos até 2050. Por isso, repensar as cidades é uma necessidade mais que urgente.

Diante deste cenário, começa hoje em Curitiba a Conferência Internacional Cidades Inovadoras, a CICI 2014, que irá debater pontos cruciais como mobilidade urbana, empreendedorismo e tecnologia social desta nova realidade, que impacta a vida de todos nós.

O evento também conta com palestras, workshops e mesas redondas até sexta-feira

O evento vai até sexta-feira e conta com a participação de profissionais e pesquisadores de vários países

Ainda dá tempo de se inscrever [gratuitamente!] no site.

Não pode ir? Sem problemas: dá para acompanhar o buzz e a movimentação através da hashtag #CICI2014 e das redes sociais >> https://www.facebook.com/cidadesinovadoras2014. O importante é participar.

Uma cidade melhor depende de nós, cidadãos.