Use your widget sidebars in the admin Design tab to change this little blurb here. Add the text widget to the Blurb Sidebar!

Fazendas urbanas

Novembro 29, 2012 | coolhunting pesquisa | Deixe um comentário »

Em todo o mundo percebemos uma crescente necessidade de voltar a se produzir alimentos localmente. Nas cidades, no entanto, isso é muito difícil devido à falta de locais adequados. Os únicos espaços abertos acabem sendo os telhados. Por conta disso, eles, os telhados, ganham destaque na arquitetura e tornam-se cada vez mais verdes. Agricultura urbana (ou fazendas urbanas; urban farming ou urban harvest, em inglês) tornaram-se uma das principais tendências internacionais urbanas. Somos muito fãs desse movimento e mostramos aqui os melhores rooftop farms que encontramos em nossas pesquisas:

1. HK Farm (Hong Kong) | Ano passado surgiu o HK Farm, com o objetivo de mostrar para as pessoas a importância dos rooftop farms em cidades grandes, como Hong Kong, um local extremamente populosa que não tem espaço para praticamente nada. Por trás do projeto, há uma organização que se responsabilizou pela venda e produção dos produtos feitos nos telhados e divulga pela cidade sua responsabilidade social.

2. Brooklyn Grange (New York City) | Em termos de produção, a Brooklyn Grange é um pouco mais séria e já ganhou o título de maior fazenda urbana do mundo. Todos os vegetais e frutas são produzidos organicamente e são certificados.

3.Dakakker (Rotterdam) | Em Rotterdam, na Holanda, um escritório de arquitetura recuperou um antigo edifício no centro da cidade e começou a usar o telhado para construir uma fazenda urbana em cima dela. O projeto fez parte da 5th International Architecture Biennale Rotterdam, e foi o primeiro rooftop farm da cidade. O projeto deu tão certo que os vegetais e as ervas (tem abelhas também) estão sendo vendidas em lojas e usadas em restaurantes locais.

4. City Farm (Tokyo) | Este se distingue um pouco dos outros rooftops europeus e americanos, já que a ideia é de produzir comida local para a comunidade.  O tipo de alimento é focado na cozinha japonesa. Lá é produzido arroz, beringela e soja através de diferentes técnicas. Por exemplo, o arroz cresce em ambientes molhados, com drenagem e irrigação, e os japoneses adaptaram o solo dos telhados para esse fim. E quem acompanhar o crescimento dos alimentos desde o início, tem direito a consumí-los depois ;)

5. Lufa Farms (Montral) | Falando em agricultura de grande escala, de ponto de vista empresarial, a Lufa Farms é muito interessante e se encontra no centro de Montreal. No topo de um edifício de dois andares foi construido uma estufa de 31 mil metros quadrados. Mais de 40 de espécies de plantas, frutas e vegetais estão sendo cultivadas no telhado dentro de estufas modernas que conseguem proteger do inverno canadense. É usado também o sistema de irrigação, e com isso, precisa-se de energia extra, e toda essa energia é captada por um sistema que o próprio rooftop possui. Não precisamos nem falar que o Lufa Farms conseguiu uma fazenda urbana de verdade no telhado usando todas as condições possíveis.

E aí, alguém conhece alguma fazenda urbana no Brasil?


Deixe um comentário