Use your widget sidebars in the admin Design tab to change this little blurb here. Add the text widget to the Blurb Sidebar!

#selfie :)

Fevereiro 21, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

O #selfie rola solto pelas redes sociais e faz cada vez mais sucesso, tanto que foi escolhido como “a palavra do ano” em 2013 pelo Dicionário Oxford.

Mas afinal, o que está por trás desse fenômeno? O que o #selfie representa?

O pesquisador Moritz Stefaner e sua equipe foram investigar. Eles usaram métodos variados para analisar cerca de 3 mil fotos de instagrans de cidades como São Paulo, Berlin, Nova York, Bangkok e Moscou e chegar a alguns padrões. Depois, juntaram todo o resultado da pesquisa no SelfieCity, site criado pela própria equipe.

selfiecity

Gráficos do SelfieCity, que, ao todo, coletou 656 mil imagens do Instagram para analisar

Curioso para saber os resultados? Aqui vão alguns:

  • As pessoas tiram menos selfies do que se imagina. Apenas 3% a 5% das 300,000 imagens analisadas pelo grupo eram realmente selfies
  • As mulheres, que tiram mais selfies do que os homens, são as que mais ousam nas poses. O ângulo da câmera delas em relação à cabeça é 150% maior do que o deles, que não passa dos 12.3°. E adivinha onde essa ousadia é vista com mais frequência: São Paulo (!), onde pessoas aparecem mais alegres do que em Moscou

E o que o selfie representa? Segundo os pesquisadores, um pouco de tudo: pode ser tanto um meio de expressão, quanto uma forma de se auto promover e até um clamor por atenção.

 

Quer saber mais sobre o projeto? Clica aqui.


InMind

Fevereiro 20, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

O Yahoo! e a Carnegie Mellon University anunciaram uma parceria de cinco anos para testar novos métodos de pesquisa em dispositivos móveis. A ideia do projeto, chamado InMind, é criar uma ferramenta no site do Yahoo! para facilitar o estudo sobre o comportamento dos internautas.

Com ela, os pesquisadores da universidade poderão utilizar diretamente o software da empresa para “prever” intenções e necessidades de quem navega no site, tudo para melhorar a experiência online. É a pesquisa evoluindo com a sociedade.

Equipe do Yahoo Labs na CMU para anunciar a parceria

Equipe do Yahoo! Labs na CMU para anunciar a parceria


Família brasileira

Fevereiro 18, 2014 | pesquisa | Deixe um comentário »

A Câmara dos Deputados fez uma pesquisa muito interessante em seu site: perguntou ao povo brasileiro sobre como deve ser a formatação de uma família e se surpreendeu com o resultado. Dos quase 380 mil votos computados, 51, 01% afirmam que não concordam que a família deva ser formada somente por um homem e uma mulher.

O modelo familiar mudou e não dá para ignorar isso, certo?

Mães solteiras, pais solteiros, casais homoafetivos = famílias!

48,61% dos entrevistados, por outro lado, acreditam que somente a união de pessoas de sexos diferentes forma uma família. A diferença ainda é pequena, mas já dá para ver um sinal de que famílias alternativas querem e merecem ser reconhecidas também pelo poder público. A enquete viralizou em menos de uma semana e teve uma quantidade recorde de participações.

Quer saber mais? Dá uma olhadinha nessa reportagem.


Mulher moderna?

Fevereiro 12, 2014 | consumo coolhunting tendências | Deixe um comentário »

Quando você pensa em uma mulher moderna, o que vem à cabeça?

Isso???

Calma, sabemos que você não pensou nisso, mas com certeza já viu muitas dessas imagens por aí…

Longe de ser a executiva feliz de terninho e prancheta ou aquela que ri à toa enquanto come salada, a mulher atual ainda é retratada em anúncios e propagandas de revistas cheia de estereótipos.

Para provocar uma reflexão mais profunda sobre o assunto, a ONG Lean In, que trabalha para dar suporte a mulheres na vida profissional e familiar, fez uma parceria com o Getty Images, um dos maiores banco de imagens do mundo.

O resultado foi a criação de uma coleção fotográfica especial (abaixo), que representa famílias e mulheres de forma mais “afirmativa” e alinhada com a realidade, conforme reportagem publicada recentemente no New York Times.

Executivas fiéis à realidade, de diferentes raças e com expressões naturais

Executivas fiéis à realidade, de diferentes raças e com expressões naturais

Elas aparecem em diferentes raças, corpos e idades exercendo profissões e atividades consideradas masculinas, como pintoras, padeiras, soldados e executivas. Fotos de pais trocando fraldas e cuidando dos filhos também compõem a coleção.

E por que tudo isso? Porque os três termos mais buscados no banco da Getty são: “mulheres”, “empresa” e “família”, e havia uma percepção incômoda de que as velhas imagens já não retratam a realidade atual.  A parceria tem tudo para ser um sucesso, já que a empresa possui 2,4 milhões de clientes.

Sheryl Sandberg, fundadora da Lean In e executiva do Facebook, acredita que imagens de mulheres, garotas e homens com frequência se inserem em estereótipos que estamos tentando superar. Portanto, para ela, “você não pode ser o que não pode ver”.

E para Jonathan Klein, co-fundador e diretor executivo da empresa, a imagem é o novo meio de comunicação da nova geração. Isso significa que a maneira como as pessoas são retratadas visualmente terá mais influência mais no jeito como são vistas e percebidas.

Aqui vão mais algumas imagens da coleção:

pai_e_filha

Porque pais também fazem isso ;)

mãe_bebe

A verdadeira mãe jovem e moderna em situação de trabalho

menina_pc

Menina em situação considerada até então “masculina”


#eikecalor

Fevereiro 11, 2014 | consumo | Deixe um comentário »

Com o calorão que anda fazendo no país, ventiladores não bastam. Mais do que uma necessidade, o ar condicionado é o novo símbolo de *ascensão social* do Brasil. A nova classe média, ansiosa por melhorar a qualidade de vida, está investindo em peso para garantir o conforto no verão. Um ar condicionado custa, em média, R$1.000,00 sem contar os gastos com instalação, que podem triplicar o preço. Mas nada parece impossível para aqueles que possuem em mãos o cartão (d)e crédito!

ar-condicionado

“Ahhh, que delííííciaaa”

Por conta desse novo cenário que todos estamos carecas de conhecer, o IBGE  começou a alterar os indicadores de aumento da renda e padrão de vida das famílias. Até então o salto na quantidade de máquinas de lavar nas casas era o que indicava o aumento da renda da população, já que elas são consideradas “itens supérfluos”. Agora, porém, o instituto passou a adotar o ar condicionado como o mais novo indicador dos levantamentos.

ar_condicionado

Bendito seja o ar condicionado!

Para nós da BERLIN, perceber as mudanças nos padrões de consumo – do nosso país e fora dele – é o que nos move! :D


Slow’n'fast

Fevereiro 10, 2014 | tendências | Deixe um comentário »

Hora de colocar saladinhas nas vending machines! A Farmer’s Fridge, empresa de Chicago que ainda está com o projeto em fase piloto em algumas lojas da cidade, resolveu apostar na ideia de misturar o slow e o fast food em uma máquina só. A ideia é que as máquinas sejam instaladas em centros comerciais, com saladas individuais fresquinhas à disposição de quem precisa comer rápido e bem.

Até as plantas decorativas são naturais :)

Até as plantas decorativas são naturais :)

Todos os ingredientes são orgânicos e quando, possível, cultivados na própria região. Em relação ao frescor e às boas condições dos alimentos, não há com o que se preocupar: os potinhos recicláveis cheios de combinações apetitosas são renovados a cada manhã. As misturas vão de acordo com a preferência do cliente, que, dentre a variedade, pode escolher opções como a High Protein Salad, com quinoa e grão de bico – que tem mais proteína do que as barras proteicas, segundo o fundador da empresa, Luke Saunders.

farmersfridge2

Todas as saladas são balanceadas com objetivos diferentes e vão desde a hiperproteicas até as antioxidantes

Depois de curtir a experiência #superhealthy, pode-se deixar o pote na própria máquina, pois é a Farmer’s Fridge quem cuida da reciclagem. E mais: todas as saladas não vendidas são doadas a cozinhas locais no fim do dia.

Valorização do bem estar e  das características locais: tendências puras :)


Tetris

Fevereiro 7, 2014 | cursos | Deixe um comentário »

A sede curitibana da escola gaúcha Perestroika foi aberta oficialmente no Batel ontem. O curso que dá o pontapé inicial é o Tetris, que traz à Curitiba profissionais de algumas das agências de pesquisa e inovação mais legais do mercado como WGSN/Mindset, Mandalah, C.OR, entre outras. A B E R L I N também foi escalada nesse time (#orgulho).

Ficou curioso para conhecer o maravilhoso mundo da pesquisa?

Saiba tudo sobre o Tetris aqui > http://perestroika.com.br/2014/cursos/tetris/ctba/

Já vamos avisando que as vagas são limitadas e estão voando!

 

Captura de Tela 2014-02-07 às 14.11.03